sábado, 24 de abril de 2010

Proposta de intervenção no Rio Arrudas - 2° Apresentação

A proposta é de adaptação do espaço próximo ao rio para a transferência da Feira de Artesanato que acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena. Essa proposta poderia se tornar uma bela alternativa para o problema que a feira vem enfrentando no que diz respeito a sua localização. Há algum tempo, tem se discutido a questão de mudança da feira pra outra avenida, como por exemplo, a avenida augusto de lima, no entanto não se chega um consenso. Portanto, a transferência da feira para a beira do Rio Arrudas poderia solucionar essa discussão, já que esse espaço não influencia tanto na dinâmica da cidade como a Avenida Afonso Pena, que é uma via de acesso muito importante para Belo Horizonte.


A Feira é um importante evento na cidade, um atrativo turístico que valoriza o local onde está inserido à medida que recebe vários visitantes. Com a presença da feira aos domingos o contato das pessoas com o Rio Arrudas será maior, permitindo uma maior valorização do rio por parte dos moradores e dos turistas, que muitas vezes passam pela cidade sem perceber sua presença. Além dessa valorização, a presença da Feira Hippie poderá influenciar no comércio local estimulando o funcionamento do mesmo aos domingos, oferecendo uma melhor estrutura aos visitantes.

Para os feirantes a mudança também pode significar um ponto positivo, pois com espaço adequado seria possível uma melhor organização e fiscalização do evento, já que um dos piores problemas enfrentados por eles é a falta de infra-estrutura para comercialização.

Nos dias de semana o local precisa ser tão atrativo quanto aos domingos, para isso uma solução seria a implantação de parques e quadras poliesportivas, bem como espaços reservados para bicicletas e para caminhada. Nas duas extremidades do espaço reservado à feira seriam instalados bicicletários que, além de cederem um espaço para que os 'bicicleteiros' guardem suas bicicletas, poderiam fazer empréstimos aos visitantes a fim de facilitar a locomoção. A instalação dos parque e quadras não significaria um problema aos domingos, pois os parques estariam em plataformas sobre o rio e as quadras poderiam ser feitas de estruturas desmontáveis para que possam ser retiradas nos dias de feira. Para facilitar o acesso seriam implantadas pontes de ligação e faixas de pedestres entre o local e a Avenida dos Andradas.



A mudança não seria desfavorável aos atuais usuários daquele ambiente, pois poderia continuar servindo-os para a prática de exercícios físicos, esportes e lazer, com um espaço agradável, arborizado e com um contato maior com o rio, no caso limpo e tratado.

Mapa de localização.

Um comentário:

  1. A copasa vem realizando um trabalho de retirada do esgotos dos rios e afluente, e redes pluviais, vem separando o jôio do trigo. A cada processo e incrivel como a água de nascentes ficam limpas quase que imediatamete, a cada ligação de rede.

    ResponderExcluir