sexta-feira, 2 de julho de 2010

Hertzberger+Jane Jacobs+Intervenções em vagas de estacionamento

Analisando a participação do arquiteto como criador e articulador dos espaços, percebemos sua importância e a importância do compromisso com seu papel na sociedade, a medida que sua atuação estará sempre influenciando, de alguma maneira, na situação das pessoas. Em Lições de Arquitetura, Hertzberguer nos mostra como a arquitetura, ou “tudo que se constrói”, pode desempenhar um papel na vida das pessoas.

As intervenções nos ambientes utilizados pelas pessoas, sempre repercutem de alguma maneira em suas relações sociais, de maneira que não se tem total liberdade para criar e projetar livremente. Seus projetos precisam estar sempre adequados às várias situações possíveis, pensando nas conseqüências que trará as pessoas.
O autor destaca a importância de se pensar os espaços e suas diferentes formas de uso, expandir as possibilidades do seu projeto, tornando-o mais útil e organizando os ambientes para que sejam, mais que favoráveis ao seu objetivo, favoráveis a vários objetivos.

Criando espaços adaptados demais a um objeto, corremos o risco que ele se torne exclusivo àquele fim. Nesse sentido Jane Jacobs traz uma crítica em seu livro “Morte e vida das grandes cidades”, aos pensamentos modernistas para as cidades, afirmando a necessidade de se buscar uma diversidade urbana, abrir espaço para que novas funções possam gerar presença de pessoas em diferentes horários, ao contrário da separação funcional adotada pelos urbanistas modernos da época.

Jane aponta, nos capítulos sobre os usos das calçadas, as maneiras de se apropriar dos lugares mostrando como espaços podem ganhar diferentes funções de acordo com as necessidades e possibilidades percebidas por seus usuários.

Pensando no caráter multifuncional que os ambientes podem possuir e nas diferentes formas de apropriação dos espaços, é possível analisar a proposta de diferentes utilizações para as vagas de estacionamento, que quando explorada a fundo oferece interessantes alternativas para espaços que a princípio se encaixam perfeitamente nos conceitos abordados por Hertzberger, espaços que aparentemente existem para um objetivo específico e são inadequados para outros fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário