Alguns alegram as ruas de forma simples, detalhes que fazem a diferença para o ambiente interferindo nos espaços públicos através de manifestações artísticas:
• Projeto Piano de Rua - Play Me, I’m Yours (Toque-me, Sou teu): Implanta pianos pela cidade, os quais podem ser manipulados por qualquer pessoa.
• Exposições nas ruas: grande interação com o público e fácil acesso.
Exposição “caxinas” na Vila do Conde, Portugal, em 2009
http://margaridaribeiro.wordpress.com/2009/04/03/caxinas-em-vc/
Exposição permanente na rua, na pequena cidade de Mulhouse, Alsácia, França.
Outros projetos são mais ousados, como o Vaga Viva, que ocupa a vaga para estacionamento de um carro transformando-a em um espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes, provocando uma reflexão sobre a ocupação do espaço urbano da cidade, que cada vez mais privilegia os automóveis, roubando as áreas urbanas para transformá-las em vias, viadutos, estacionamentos e etc.
Mais imagens do projeto:
http://www.transporteativo.org.br/site/IMG/VagaViva2007/index.html
A cidade de Vauban, na Alemanha, é exemplo de como é possível ter ruas sem carros. Nas ruas de Vauban só transitam pedestres e algumas bicicletas, ter automóveis é permitido, mas não há lugares para estacionamento. “As ruas de Vauban são completamente "livres de carros" - com exceção da via principal, onde o bonde para o centro de Freiburg passa, e algumas ruas nos limites da comunidade. É permitido possuir carros, mas há apenas dois lugares para estacionar - amplas garagens nos limites do complexo, onde um dono de carro compra uma vaga, por US$ 40 mil, além da casa.” (http://ecochannel.blogspot.com/2009/05/oradores-de-cidade-alema-sonham-com.html).
Nenhum comentário:
Postar um comentário