quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uso de Ruas

As ruas das cidades vêm se transformando em grande avenidas onde os carros passam em alta velocidade e os pedestres (também) correndo passam com medo. A imaginária dependência de automóveis que toma conta das cidades revelam a necessidade atual da criação e promoção de novos modelos, que sejam menos dependentes de carros e que permitam, além da livre escolha para o meio de transporte que se vai utilizar, uma maior valorização do espaço urbano por parte das pessoas.
Alguns projetos vêm tentando pensar a Rua não apenas como locais de passagem, onde os carros são os protagonistas, mas talvez um pouco mais como ambientes de convivência, agradáveis e realmente parte de suas vidas.

Alguns alegram as ruas de forma simples, detalhes que fazem a diferença para o ambiente interferindo nos espaços públicos através de manifestações artísticas:

• Projeto Piano de Rua - Play Me, I’m Yours (Toque-me, Sou teu): Implanta pianos pela cidade, os quais podem ser manipulados por qualquer pessoa.

http://www.pianosderua.com.br/

• Exposições nas ruas: grande interação com o público e fácil acesso.

Exposição “caxinas” na Vila do Conde, Portugal, em 2009


http://margaridaribeiro.wordpress.com/2009/04/03/caxinas-em-vc/

Exposição permanente na rua, na pequena cidade de Mulhouse, Alsácia, França.

Outros projetos são mais ousados, como o Vaga Viva, que ocupa a vaga para estacionamento de um carro transformando-a em um espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes, provocando uma reflexão sobre a ocupação do espaço urbano da cidade, que cada vez mais privilegia os automóveis, roubando as áreas urbanas para transformá-las em vias, viadutos, estacionamentos e etc.


Mais imagens do projeto:
http://www.transporteativo.org.br/site/IMG/VagaViva2007/index.html

A cidade de Vauban, na Alemanha, é exemplo de como é possível ter ruas sem carros. Nas ruas de Vauban só transitam pedestres e algumas bicicletas, ter automóveis é permitido, mas não há lugares para estacionamento. “As ruas de Vauban são completamente "livres de carros" - com exceção da via principal, onde o bonde para o centro de Freiburg passa, e algumas ruas nos limites da comunidade. É permitido possuir carros, mas há apenas dois lugares para estacionar - amplas garagens nos limites do complexo, onde um dono de carro compra uma vaga, por US$ 40 mil, além da casa.” (http://ecochannel.blogspot.com/2009/05/oradores-de-cidade-alema-sonham-com.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário